“Até os Muros se Tornarem Livres”





Todos os Direitos Humanos são universais, indivisíveis, interdependentes e interrelacionados, têm o mesmo valor e não sobrevivem uns sem os outros.

Todos os direitos, tantos os individuais, como os sociais e os coletivos, são importantes para a construção da dignidade do ser humano e para o desenvolvimento integral da sua personalidade.

É por possuir esta consciência, que sou, convictamente, Socialista.

É por ser Socialista que acredito numa política transparente e desinteressada, em prol da construção do bem comum, em defesa de um mundo mais justo e equitativo.

É por ser Socialista quê:
Assumo a rutura com a atual concelhia;
Assumo a rutura com a continuidade de um projeto político concelhio que não existe;
Assumo a minha proximidade com todos os socialistas e militantes;
Assumo o compromisso de levar todos os socialistas e militantes à nossa sede para participarem da discussão de todos os temas, principalmente os mais fundamentais para o equilíbrio Democrático no concelho das Caldas da Rainha.
Caldas da Rainha possui caraterísticas únicas que podem ser potenciadas, e, tanto a concelhia do PS como todos nós, podemos e devemos ter um papel de relevo no seu desenvolvimento global.
É por isso que, em 2017, lancei a proposta de que, Caldas da Rainha, juntamente com toda a Região Oeste, deveria candidatar-se a Capital Europeia da Cultura 2027. O projeto mais ambicioso e mais ambicionado da União Europeia.
É por isso que em dezembro de 2019, no sentido de aproveitar a diversidade cultural do concelho e transformá-la em riqueza para toda a comunidade, apresentei, na União de freguesias de Nossa Senhora do Pópulo Coto e São Gregório, a proposta (aprovada nesse fórum por unanimidade) de que, Caldas da Rainha, deveria integrar, no âmbito do Conselho da Europa, as Redes, nacional e europeia, das Cidades Interculturais.
Mas são muitos os exemplos das áreas em que devemos intervir, nesta concelhia e neste concelho.
*
Somos, nesta Candidatura, uma equipa de gente responsável, conhecedora, informada, e criativa, possuidora de ideias valiosas, em diferentes campos, e com capacidade para a sua concretização.
Não prometo nada, apenas assumo que estaremos atentos, no sentido de aproveitar todas as oportunidades para fazer crescer o Partido Socialista das Caldas da Rainha e, por osmose, colocando o concelho no mapa nacional e, por que não, internacional, melhorando, assim, por esta via, em várias frentes, a qualidade de vida de cada munícipe.
Dou-vos, agora, alguns exemplos concretos, e bem definidos, do que pretendemos, a breve prazo, realizar (e fá-lo-ei em 12 pontos):

  • Parque D. Carlos I, Museu José Malhoa e Pavilhão Rainha D. Leonor/Casa dos Barcos – Património Mundial da Humanidade:
 Pela Convenção para a Proteção do Património Mundial Cultural e Natural, de 1972, da UNESCO, chega-se ao conceito de património mundial da humanidade, que será composto por bens do património cultural e natural de excecional interesse, que, embora localizados territorialmente em determinado Estado, deveriam, pelo seu valor de civilização e por aquilo que representam, ser também considerados pertença de toda a humanidade.
No âmbito desta Convenção, e com o propósito de valorizar o nosso rico património cultural, iremos candidatar o Parque D. Carlos I, com a inclusão do Museu José Malhoa e da Casa dos Barcos, a Património Mundial da Humanidade.
Atributos não faltam, a este espaço, para que consigamos alcançar tal desiderato.

  • Democracia Participativa
Como já o disse várias vezes, defendo, muito mais do que a democracia representativa, uma democracia participativa, e esta manifesta-se de variadas maneiras:
Desde logo, tenciono criar uma equipa - e não um grupo de soldados só chamados aos partidos para encher salas de jantares, distribuírem panfletos, dar volume a arruadas, ocuparem as cadeiras das plateias em eventuais eventos, ou preencherem as mesas de voto. Desejo muito mais do que isso. Os militantes serão também, dentro da sua vontade e da sua disponibilidade de tempo, chamados para participarem na tomada de decisões.

  • Comissões Temáticas
Neste âmbito, criarei Comissões de Trabalho Temáticas, onde grupos de militantes, e não só, levarão a cabo estudos e debates sobre variados assuntos, com o propósito de proceder à criação e elaboração de propostas, tendo como alvo a inovação e o desenvolvimento, do concelho e área envolvente, no contexto mundial.
Estamos todos implicados com o que se passa no mundo, e devemos, também, ter algo a dizer na defesa no nosso futuro coletivo.
Até este momento, já começaram a manifestar-se várias pessoas, sugerindo-me a criação de comissões específicas (e mostrando vontade de as integrarem), nomeadamente, nas áreas dos Direitos Humanos, Ambiente, Turismo, Acessibilidades, Habitação, Património Histórico, Desporto, Cultura e Interculturalidade.

  • Estados Gerais de Caldas da Rainha
Iremos ainda mais longe e, à semelhança dos, “Estados Gerais do Partido Socialista”, realizados em 1995, criaremos os “Estados Gerais de Caldas da Rainha”, com o propósito de envolver toda a comunidade na procura das melhores soluções para cada situação concreta.

  • Liberdade de Expressão, de pensamento e de opinião
A Democracia participativa, de que falo, também se concretiza através do exercício pleno do direito de liberdade de expressão, de opinião e de pensamento, que, como todos sabemos, foi difícil de conquistar. Ao longo dos tempos, muitos pagaram caro o tributo a tal aquisição. Só por profundo desconhecimento histórico e político (e significativa limitação intelectual), algum dirigente, poderá, sequer, pensar em tentar limitar, ou diminuir, tal direito aos militantes.
Militar num partido político não pode significar perder a voz, o pensamento e a opinião. Tem de significar exatamente o contrário.
Neste aspeto, pretendo não apenas aceitar e conviver pacificamente com este direito, mas, sobretudo, promovê-lo e estimulá-lo, pois, só com diversas formas de pensar e de opinar, é possível encontrar os melhores caminhos a seguir.
Como não poderia deixar de ser, todos os militantes, como socialistas que são, têm total liberdade para (dentro ou fora da sede, em núcleos restritos ou alargados, nas redes sociais ou, mesmo, nos jornais) falar no PS, pronunciarem-se sobre o PS, referirem-se ao PS. E, esta faculdade, não é nenhuma concessão especial feita por algum “generoso” dirigente político, é, isso sim, como diriam os jusnaturalistas, um direito natural.
Obviamente, ao falar em liberdade de expressão, de pensamento e de opinião, não estou a referir-me à disciplina de voto. Aqui, trata-se de uma questão política de cumprimento de um programa, onde, todos os que quiseram, previamente, já tiveram (ou deveriam ter tido) a faculdade de participar.

  • Sede de portas abertas
Tenciono também (por enquanto, com a ajuda já disponibilizada de militantes voluntários) definir um horário para que a sede se encontre, literalmente, de portas abertas. Deste modo, qualquer militante, simpatizante ou simples visitante, sabe que, dentro desse horário, poderá ir à sede sem necessidade de, previamente, enviar pedidos à Concelhia a marcar dia e hora para o efeito.

  • Educação – A sede do PS voltada para os militantes e para toda a comunidade
A política como entidade viva, não é só o recebimento e a transmissão, para as gerações vindouras, daquilo que já existe, ela implica, ao mesmo tempo, inovação, e, muitas vezes, rutura. E em todo este processo é importante a educação. É pela educação e pela cultura que conseguimos construir sociedades mais evoluídas. Neste campo, colocaremos em funcionamento parcerias entre a concelhia do PS e as escolas da comunidade, nos vários níveis de ensino. Levaremos palestras aos estabelecimentos de ensino, e convidaremos os nossos jovens a participarem em eventos realizados na sede do PS. O nosso objetivo, com estas parcerias, não é a criação de uma educação instrumentalizada pela política, que, neste caso, serviria unicamente de veículo através do qual se poderiam difundir determinadas imposições de padrões específicos, ou mesmo únicos. Não é isso que queremos.
Pretendemos, isso sim, sem fornecer indicações acabadas do que é, e de como deve ser, a sociedade (através do desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade reflexiva), mostrar que é possível procurar e descobrir outras formas de encarar o mundo, um mundo plural e justo.

  • Conquista de novos militantes, recuperação dos que se afastaram, manter os que temos:
Quanto à questão de existir um reduzido número de militantes ativos no Concelho das Caldas da Rainha, a minha intenção é a de, usando o argumento de trabalho em benefício da comunidade efetivamente concretizado, conseguir atrair novos elementos (de todas as idades) e recuperar os que, ao longo do tempo, se foram afastando. Diminuindo, deste modo, a descrença que a sociedade em geral deposita na política e nos políticos. Para isso, é necessário efetuar uma aproximação com os caldenses, naturalmente não estou sozinha nessa empreitada, pois conto desde já com o voluntariado de diversos camaradas (também, muito preocupados com o esvaziamento interno do Partido Socialista das Caldas da Rainha) que se disponibilizaram a acompanhar-me em ações de comunicação a serem efetuadas nas 12 freguesias caldenses.

  • Coro Socialista
Para construirmos um PS forte, é necessário unir os socialistas e criar laços de afeto entre eles. Este ensejo só se alcança, como já referi, respeitando, aceitando e, sobretudo, estimulando a diversidade de cada elemento. Mas podemos criar fatores que facilitem essa coesão. E, nesse campo, já lancei, em parceria com uma estrutura artística, o projeto de criação do “CORO SOCIALISTA”. Será, além de um espaço de convívio e de estabelecimento de proximidades entre todos os que possuem coração socialista, também uma forma de criação cultural, levando o nome do PS/Caldas mais longe.

  • Vencer as autárquicas
Para conseguirmos desempenhar cabalmente o papel, de intervir positivamente na comunidade, é necessário começarmos a pensar seriamente em ganhar as eleições autárquicas.
Mas não nos basta dizer que queremos vencer. Precisamos, isso sim, de definir o rumo a seguir, elaborando um projeto político, bem enraizado nas necessidades da população das Caldas da Rainha; e, o que é deveras importante e fundamental: Encontrar o candidato certo!
Para conquistar vitórias temos de começar, desde já, a trabalhar (e não apenas a três meses das eleições).
Uma das primeiras medidas que porei em prática, ganhando as eleições internas no PS/Caldas, será começar a criar as equipas e a desenvolver os objetivos para a Câmara, Assembleia Municipal e Freguesias, envolvendo nisto toda a militância e simpatizantes, existentes nas 12 freguesias do nosso concelho.

  • SPP-PS/CALDAS: Secções Políticas Permanentes do Partido Socialista em cada freguesia
No sentido de se criarem dinâmicas específicas, e de, paulatinamente, aproximar os fregueses ao Partido Socialista, serão criadas Secções Políticas Permanentes (SPP-PS/Caldas) em cada uma das 12 freguesias. Essas Secções terão diversos objetivos, entre eles o de sondar as aspirações de cada freguês, bem como o de os incentivar a tornarem-se militantes ativos.

  • O meu candidato
Quando me perguntam quem são os meus candidatos, respondo, como não poderia deixar de ser, que são todos os militantes.
Como regem os Estatutos, a Democracia e o bom senso, todos têm o direito de elegerem e de serem eleitos. Assim sendo, todos se poderão apresentar como candidatos a candidatos, e serão, obviamente, objeto de votação interna, naturalmente aberta a toda a militância.
Só a eleição democrática legitima qualquer candidatura e fará com que, aqueles que não alcançam a maior votação, se juntem novamente ao grupo para trabalhar pela causa comum. Só assim se constrói um PS forte, unido na diversidade e com respeito e exaltação do pluralismo.
Além dos filiados no Partido Socialista, outras pessoas poderão ser candidatas a candidatas, desde que propostas por militantes e se sujeitem, tal como estes, a votação interna.

E, tenho dito!
Obrigada!

Isabel Alves Pinto
(Candidata à liderança da concelhia do Partido Socialista das Caldas da Rainha)
ATÉ OS MUROS SE TORNAREM LIVRES
- Por um Partido Socialista Unido -

Comentários

Mensagens populares