TUDO AO CONTRÁRIO: A CASA DOS BICHOS

A Casa dos Bichos é o primeiro livro infantil de Isabel Alves Pinto e o inicial, também, da Colecção Tudo ao Contrário. A autora, acostumada com as lides jurídicas, atravessa um momento de alta inspiração, escrevendo diariamente um bom número de histórias que têm como público-alvo os mais pequenos. Advogada de formação (Coimbra – 1994) e profissão, possui um extenso e valioso currículo na área, tendo, inclusive, sido aprovada nos difíceis exames do CEJ – Centro de Estudos Judiciários (entidade que forma juízes e procuradores do Ministério Público), com ligeira facilidade, tal a sua capacitação.

Não se interessa apenas pelo mundo do Direito. Desde sempre é uma apaixonada pela cultura e pelas artes. Foi essa paixão que a levou a frequentar um curso de Teatro, Cinema e Televisão, que lhe permitiu participar, com bastante sucesso, em peças de teatro e séries televisivas, das quais se destaca Morangos com Açúcar – 4, de onde os mais pequenos a reconhecem.
Durante o tempo de estudante, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, fundou e foi a primeira presidente da Associação Cultural Porta Aberta, constituída por alunos das várias faculdades daquela Universidade.
No mesmo período foi dirigente estudantil, integrando a, na altura tradicional, Lista C. Nesse âmbito foi eleita para o Senado da Universidade e para a Assembleia de Representantes da sua Faculdade.
Embora a política partidária a tenha mais tarde desinteressado, antes disso, já formada em Direito, passou por acessorias políticas na área da agricultura e pescas, e ambiente.
Actualmente está a fazer doutoramento em Direito Comunitário, e exerce funções jurídicas na CCCA.
Dado o seu percurso seria natural a sua aproximação com as letras; não pela profissão exercida, pois contam-se pelos dedos os profissionais do Direito que conseguem desenvolver uma escrita mais criativa; mas sim, pela sua alta envergadura cultural.
A Casa dos Bichos mostra-nos um lar muito divertido, nele encontramos as mais diversas personagens a executar tarefas, completamente diferentes daquilo que se poderia supor. Um livro excelente. Original. Criativo. Recomendado.
Rui Calisto

Comentários

Mensagens populares